BODAS DE MADEIRA - 5 Anos de Casados

Todo mundo em alguém momento da vida já ouviu falar em bodas de casamento. Mas, afinal, o que significa bodas? A palavra boda descende da palavra latina vota que significa promessa, jura. Bodas é, portanto, a comemoração, a festa que celebra o aniversário de casamento. A cada aniversário são celebradas as bodas e cada ano tem uma boda diferente. Cada boda comemorada significa que o casal está ficando forte, que está se consolidando.

Significado das Bodas de Madeira

bodas de madeira significado
No quinto aniversário é comemorada a boda de madeira ou ferro (a mais comum é a madeira). Essa boda tem uma simbologia toda especial pois a madeira nos lembra as árvores, as florestas que são tidas como reservatórios de vida e sabedoria. E a madeira simboliza a criatividade, o calor. Existem alguns casais que não comemoram nos anos anteriores para fazerem uma reunião mais íntima nessa, com alguns amigos próximos, mas também há aqueles que gostam de festas maiores ou por que não tiveram uma festa no casamento ou por que gostam de comemorar com os familiares e amigos e preparam um evento mais elaborado, afinal, 5 anos de casamento não são 5 dias.

Para quem planeja comemorar essa data e não sabe como decorar o local ou quem é convidado para esse momento especial para o casal e não sabe o que dar de presente vamos dar algumas dicas agora de como comemorar as bodas de madeira .

Convites

Convites para a festa
O convite pode ser feito pessoalmente ou por telefone (não é necessário aquela formalidade toda do casamento). Caso esse momento seja importante para o casal eles podem fazer os convites manuscritos e determinar a vestimenta que deve ser usada para essa ocasião.

Missa ou culto

Como as bodas é uma celebração ao casamento é óbvio que a parte religiosa não poderia ficar de fora, nela pode-se incluir ou não a benção de renovação dos votos e das alianças. Após a missa ou culto há a recepção. A recepção pode ser realizada no dia seguinte ao da missa ou culto, por exemplo, se a missa ou culto for realizada a noite, a recepção pode ser na manhã do dia seguinte ou na parte da tarde.

Decoração para bodas de madeira

Uma boa dica é usar o nome da boda como decoração, no caso da boda de madeira a decoração poderia ser rústica tendo como base os tons da madeira.
Decoração das bodas de madeira

Claro que não seria tudo somente na cor marrom, podemos associar a ela outros tons de cores, por exemplo, usar as cores marrom, bege e rosa claro, fica muito lindo e charmoso, ainda pode-se combinar o marrom com um tom de verde e um amarelo (fica igualmente lindo) ou até mesmo com um vermelho e um rosa pink, enfim, opções de cores para decorar é o que não falta, vai do gosto de cada um.

Decoração dos 5 anos de casados com uma festa em casa

Para quem vai fazer algo mais íntimo, a decoração pode ser feita aproveitando os móveis, as cortinas fazendo um jogo de cores bem interessante, enfeitando potinhos ou jarros com flores ou outro enfeite que possa ser utilizado para aquele momento (sempre lembrando de trazer à tona o motivo daquela boda que, no caso, é a madeira), aproveitar os centros de mesa, enfim, usar a criatividade com o que se tem sempre é uma boa dica, é só questão de bom gosto.
festa de bodas de madeira ou ferro

Caso a pessoa não queira fazer dentro da residência por causa da bagunça e sujeira que ficam após a festa pode fazer no espaço externo a casa usando gazebos ou até mesmo tendas para uma eventual chuva ou sol (se for feito durante o dia) porém, deve-se colocar cortinas laterais para proteger melhor o local e os convidados de um possível sereno ou até mesmo do vento (as cortinas tem que ser pesadas para não serem levadas facilmente pelo vento).

Local

Pode ser realizado na casa dos noivos se ela for espaçosa ou se tiver um ambiente externo que comporte todos os convidados ou na casa de algum parente. Caso prefiram um salão de festas devem escolher um local que ofereça conforto aos convidados e que caiba no orçamento previsto, mas também podem escolher uma chácara para realizar as bodas, isso tudo vai de acordo com o gosto do casal (e o bolso também).
Lugares para comemorar

Quanto ao horário, deve ser realizado na hora que seja mais conveniente tanto para os noivos quanto para os convidados. Se o casal pretende comemorar sozinho uma boa ideia é fazer algo mais romântico como um jantar onde cada um vai preparar um prato que é a sua especialidade ou planejarem de passar o final de semana em um lugar especial (o homem poderia alugar um chalé e levar a esposa lá para passarem um fim de semana romântico, esse poderia ser o presente dele para ela).

Cardápio

A ideia é fazer algo que agrade a todos os gostos: ter uma salada preparada para quem gosta, servir um bobó de camarão, paella, bacalhoada, cozido, cassoullet esses são pratos muito saborosos e que com certeza todos irão gostar. Também podem decidir por uma noite de pizza para se descontraírem. Caso seja um almoço a famosa feijoada é uma ótima opção ou um bom churrasco que também é maravilhoso.

DICA: vinho não é servido com salada. Para quem pretende servir vinho é aconselhável servir o vinho branco durante um coquetel, já o vinho tinto deve ser servido durante um almoço ou jantar. Mas você deve de estar se perguntando: e o champanhe? O champanhe combina com qualquer prato portanto pode ser servido do começo ao fim da festa.

Presentes para bodas de madeira ou ferro

A dica é dar alguma coisa que lembre a madeira como um porta-retratos feito de madeira, um perfume amadeirado também cai muito bem e ainda tem as opções de presentear com produtos que o acabamento seja feito em madeira como as canetas por exemplo; quadros também é uma boa pedida (principalmente se já estiver com a foto do casal, o que torna o presente mais especial); cuias para salada, talhas, relógios ornamentais fixos em madeira entalhada são outras dicas. Ainda tem os presentes tidos como tradicionais que são as caixas de joias, espelho, esculturas.
dica de presente

Uma outra dica de presente são os bonsais, aquelas árvores pequenininhas que os japoneses gostam de ter em casa, além de estarem totalmente dentro do tema também significam longevidade, o que todo casal deseja. Para quem quer dar um presente mais moderno a dica é dar um bom livro ou até mesmo uma assinatura de revista ou jornal (caso eles gostem da leitura). Talheres ou até mesmo um jogo de facas também são ótimos presentes para essa data.

Lembrancinhas para festa dos 5 anos de casados

Lembrancinha das bodas de madeira
O ideal é que a lembrancinha tenha alguma coisa a ver com a madeira como, por exemplo, uma caixinha de madeira com uma lembrança dentro ou um doce como o bem casado; almofadinhas com algum trecho de música que o casal goste ou com uma foto deles e perfumado com um perfume amadeirado; sachês de juta com feltro aromatizados com canela, cravo, baunilha (depois os convidados podem colocar esses sachês nas gavetas da cozinha como aromatizador). Essas são algumas dicas apenas para dar uma noção do que fazer nesse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário