BODAS DE ESTANHO/ZINCO: 10 Anos de Casamento

A palavra boda descende da palavra latina vota que significa promessa, jura. Bodas é, portanto, a comemoração, a festa que celebra o aniversário de casamento. A cada aniversário são celebradas as bodas e cada ano tem uma boda diferente. Lembra que boda foi há 5 anos atrás?

Significado das bodas de estanho ou zinco

Significados dos 10 anos de casados
As bodas de estanho ou zinco são comemoradas quando o casal completa 10 anos de casamento. Esses metais possuem características que inspiram os casais a querer avançar, a crescer. Por exemplo, o estanho é muito maleável e seu ponto de fusão muito baixo, ou seja, para o casal, depois de tanto tempo juntos eles estão adaptados um ao outro e, mesmo com as discussões, estão mais flexíveis; o zinco é utilizado nas ligas de aço e ferro para protegê-los da corrosão do ferrugem, ou seja, o casal está preparado para sacrificar o que se torna desnecessário na vida deles em pró de um bem maior que são os valores que perduram por mais tempo no relacionamento.

Bodas de estanho - como comemorar

Como essa boda é tida como uma das mais importantes visto que comemora 10 anos de vida conjugal e para manter a tradição do significado da palavra boda pode ser realizada uma missa ou culto para celebrar esse momento e fazer a renovação dos votos.
como comemorar os 10 anos de casamento

Para os casais que ainda não se casaram no religioso essa é uma ótima oportunidade para fazerem a cerimônia no religioso. Antes da parte religiosa pode ser servidos alguns petiscos para os convidados como:

  • frutas secas
  • frios
  • queijos
  • salames
  • geleias
  • pães e torradas. 

Após a cerimônia ocorrerá a recepção que pode ser um jantar ou um almoço.

Decoração das bodas de estanho

Como se trata de uma festa de 10 anos de casamento a dica é usar tons de cinza, adornar o ambiente com peças de estanho para dar mais ênfase ao tema das bodas. Combinar outras cores ao cinza como um branco e um preto (claro que o preto vai depender da tonalidade do cinza para não ficarem muito parecidos) ou até mesmo colocar o cinza com um vermelho e um dourado, enfim, depende do gosto do casal.
boda de alumínio

Colocar arranjos de flores para dar um charme e colocar alguns arranjos simples sobre a mesa onde estão servidos os doces com certeza os convidados irão se surpreender com a ornamentação do local.
flores decorativas

O que servir na festa?

Se o casal não sabe ao certo o que servir aos seus convidados agora daremos umas dicas: Ter pelo menos dois tipos de salada para quem gosta, um bobó de camarão, paella, bacalhoada, cozido, cassoullet são pratos muito saborosos e que caem muito bem em qualquer recepção. Também podem decidir por uma noite de pizza para se descontraírem com os seus familiares e amigos bem próximos. Caso seja um almoço, feijoada é uma ótima opção ou até mesmo um churrasco.
Bebidas e Comidas

Para quem deseja um cardápio mais sofisticado pode-se oferecer um ou dois tipos de salada, um peixe, uma carne, uma massa com molho sofisticado, dois tipos de acompanhamento, frutas, docinhos, bolo (ele não poderia ficar de fora né) e dois tipos de sobremesa. Para as bebidas deve-se pensar em dois tipos: as que tem teor alcoólico e as que não tem.

Nas bebidas não alcoólicas deve-se oferecer água, refrigerantes e sucos para aqueles que não bebem refrigerantes nem álcool. Com relação a bebida alcoólica deve-se servir de acordo com o cardápio, não devendo servir, por exemplo, cerveja e vinho, isso NUNCA pode acontecer.

Presentes das bodas de 10 anos

Pode-se dar algum utensilio de cozinha como:

  • aparelho de jantar
  • jogo de panelas
  • talheres
  • taças ou até mesmo petisqueiras

Dicas de presentes

Também pode-se dar algum eletrodoméstico como:

  • uma panela elétrica
  • batedeira
  • liquidificador
  • ou até mesmo um espremedor de frutas. 

Ideias de presentes

Quem pretende dar um objeto de decoração ao casal deve prestar atenção no gosto do casal para não errar, por exemplo, deve reparar se a casa tem algum vaso ou escultura diversa, se tem algum arranjo de flores, quadros ou porta-retratos, caso a reposta seja sim, então é só escolher algo bem especial para eles como um arranjo de flores sofisticados por exemplo.
Ideias para os convidados

Mas se o convidado for mais íntimo da família como um familiar por exemplo, pode-se dar presentes maiores e melhores como um televisor ou um fim de semana em algum lugar que o casal pretende ir mas nunca tiveram tempo ou disposição para a viagem.

Lembrancinhas da festa das bodas de 10 anos

Lembrancinhas de estanho
As lembranças ficam a critério do casal podendo ir desde uma caixinha na cor cinza com um cartão feito pelo casal e com algum docinho dentro por exemplo, até aromatizadores de cozinha que a própria esposa pode confeccionar e colocar o cheirinho que mais lhe agrada, tornando a lembrancinha um presente único do casal para os seus amigos e familiares.
Dica de lembrancinha de zinco

Mensagem de 10 anos de casamento

Normalmente os convidados não sabem o que escrever nos cartões, essa seção tem algumas dicas de frases ou de mensagens a serem utilizadas não somente pelos convidados mas também pelos casais:
Você e eu: 10 anos juntos
Muitos sorrisos, muitas lágrimas
Nós nos tornamos estrelas
Este aniversário é nosso
Dicas de mensagem de bodas de zinco

Já estamos juntos há dez anos agora
Embora seja difícil de entender como
Nosso compromisso foi testado pelo tempo
E nós passamos no teste
Algumas frases simples mas que podem expressar uma mensagem de bodas de estanho muito bacana:
  • 10 anos não é muito tempo quando você pensar que quero ficar com você para sempre.
  • Em nosso 10º aniversário; Desejo tudo de bom para você neste dia especial. Que cada ano traga-nos 10 vezes a felicidade que nós encontramos em nossos primeiros dez anos juntos. Feliz aniversário.
  • Eu ia te escrever um poema sobre nosso 10º aniversário, mas não consegui pensar em algumas palavras que rimassem com dez.
  • Feliz aniversário! 10 anos de União, 10 anos de felicidade, 10 anos de realizar sonhos, 10 anos de partilha, 10 anos de confiança, 10 lindos anos. Feliz aniversário.
  • Você foi o amor da minha vida na última década, e eu estou ansioso para as próximas décadas.
  • Você é minha maior benção da última década.
  • Você é a única pessoa que eu gostaria de passar uma década ao lado, e meu desejo se realizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário