BODAS DE PÉROLA: 30 Anos de Casamento - Como Organizar



Significado - Bodas de Pérola

Na natureza, a pérola é criada como forma de defesa das ostras ou moluscos, quando algum organismo invade seu corpo causando inflamação, imediatamente eles reagem envolvendo este invasor com madrepérola e é este processo de defesa que forma a joia.

No casamento não é muito diferente, diariamente o casal é atingido e obrigado a passar por pequenos obstáculos, estes são superados com atitudes que moldam o futuro e consequentemente a construção de uma relação duradoura e feliz. Chegar aos 30 anos de casamento é o resultado de um processo que exigiu amadurecimento e empenho continuo de duas pessoas que escolheram serem felizes juntas. Por isso as bodas de pérola foi o material escolhido para representar o aniversário de 30 anos de casamento.

bodas de pérola significado
(Foto: Divulgação)

No Império Romano, Júlio Cesar ofereceu pérola a Servília para conquistá-la, já o general romano Vitélio usou o brinco de pérola da sua mãe para pagar dividas e financiar seu retorno ao exército. Ao longo da história as pérolas sempre foram apreciadas, porém apesar de ser mais valiosa que a prata, quando se trata de bodas de casamento, o aniversário de 30 anos não é tão comemorado como os 25 anos - bodas de prata ou os 50 anos - bodas de ouro.


Festa de bodas de pérola

A tradição faz com que os casais comemorarem apenas as bodas de prata e ouro, mas isso não significa que a bodas de pérola deva ser passada em branco, afinal não é todo dia que se comemora 30 anos de amor, união, paciência, cumplicidade, respeito, dentre tantas outras características importantes para convivência a dois.

Festa de bodas de pérola 30 anos de casamento
(Foto: Divulgação)
Se você tem em mente fazer uma festa de boda de pérola, você pode optar por “gastar muito dinheiro” ou “gastar pouco dinheiro”, isso vai depender do tipo de comemoração que você vai escolher, neste caso você pode seguir estes dois passos:


1 - Comemoração econômica

Se você não quer gastar muito dinheiro, existem formas baratas e simples de reunir a família e tornar este dia inesquecível. A opção mais acertada é um almoço ou jantar, onde ali mesmo o casal pode renovar os votos e até mesmo fazer trocas de alianças, apenas na presença de familiares e amigos íntimos.


  • CONVITES: O convite pode ser feito de forma informal, por telefone ou pessoalmente.
  • COMIDA: Se a recepção for na casa do casal, você pode encomendar um bolo e cerca de 4 opções de doces e salgados finos e dispor em uma mesa decorada. O almoço ou jantar pode ser preparado por você, não hesite em pedir ajuda de amigas nessas horas. Prepare duas opções de sobremesa para agradar a todos os gostos. As bebidas podem ficar em um local de fácil acesso onde os próprios convidados consigam se servir.
    como organizar 30 anos de casamento

    festa de bodas de pérola barata
    Fotos: divulgação
  • SERVIÇOS: Uma recepção desde tipo deixa os convidados à vontade, de forma que se sentem em casa tomando a liberdade deles mesmos se servirem, poupando a você a contratação de garçons. Você também pode pedir a ajuda dos filhos ou familiares.
  • REGISTRO: Uma forma divertida é deixar que os convidados registrem o momento, passe uma câmera fotográfica a um parente ou amigo ou selecione algumas pessoas e peça para que tire fotografias do casal em momentos descontraídos ao lado dos convidados.
  • MÚSICA: Você pode fazer uma seleção de músicas preferidas do casal e deixar tocando em som ambiente, mas lembre-se que deverá agradar a todos, por isso mescle as músicas do casal com músicas de ritmos diferentes.


2 - Cerimônia elaborada

Se optar por uma festa grande, com a presença de familiares, amigos de infância e recentes, colegas de trabalho, dentre outros, saiba que gastar é a palavra chave. Planeje e pense em cada detalhe de forma consciente para que tudo ocorra bem e para que seu dinheiro não seja gasto em vão.


  • CONVITE: O convite deve ser feito de forma formal e enviado antecipadamente. Neste caso o próprio casal pode convidar, diferentemente dos convites de casamento onde os pais convidam e do convite de bodas de ouro onde os filhos convidam para o evento.
  • COMIDA: Contrate um Buffet, eles saberão adequar os pratos ao tipo da recepção. O barman poderá preparar coquetéis e atender o gosto dos convidados.
    bolo para bodas de pérola
    Foto: divulgação
  • SERVIÇOS: Normalmente com a contratação do Buffet o serviço de garçom e recepcionista já vem incluso.
  • REGISTRO: Não pense duas vezes sobre contratar um bom fotografo, busque referências, veja seu portfólio e crie um álbum fantástico sobre este dia. Ao se planejar uma festa queremos que tudo corra bem, que ao terminar os convidados saiam satisfeitos, com comentários positivos e ótimas lembranças, mas lembranças se esvaem com o tempo, ao contrário das fotografias que perpetuam por gerações.
  • MÚSICA: Você pode escolher um DJ ou uma banda, para ambos você pode fazer uma lista com as músicas que deseja ouvir e peça que ele inclua no repertório dele.



Bodas de pérola - Decoração

Existem diversos tipos e formatos de pérolas com cores que variam entre o creme, dourado, verde, azul e negra, por isso a cor escolhida para a decoração da sua festa pode ser qualquer uma ou a preferida do casal mesclado com esses tons.

Para as bodas de pérola você pode arrumar as mesas principais ou dos convidados com flores em jarros ou aquários recheadas de bolinhas de pérolas fáceis de serem encontrados em lojas de bijuterias ou armarinhos, como mostro abaixo. Também pode pendurar colares de pérolas em objetos da decoração e mesas. Apesar de deixar com um ar bem feminino é a melhor forma de representar a boda de pérola na decoração.

Decoração das bodas de pérola

Ideias para decorar festa de 30 anos de casamento

Festa de casamento de 30 anos com pérolas

Mesa da festa das bodas de pérola em casa

Temática dos 30 anos de casamento
Fotos: Divulgação

Com poucos materiais você pode preparar em casa itens para decoração da festa, vou explicar como fazer bolas de pérolas que pode ser incrementadas nos vasos de flores, preencher aquários, ou fazer móbiles para decorar a entrada da casa ou o espaço do evento, tudo vai depender da sua criatividade.
Você vai precisar apenas de bolas de isopor em tamanhos variados, cola quente ou de isopor, pequenas miçangas peroladas na cor que desejar, nylon ou fita de cetim.

bodas de pérola passo a passo


  • Com a cola quente ou de isopor cole as miçangas peroladas por toda a bola de isopor. Faça o mesmo processo em todas as outras bolas.
  • Se for para fazer móbiles ou pendurar em plantas, árvores, grades, parede, teto, etc. Antes de colar as miçangas cole a fita e cetim.
  • Se for usar o nylon, com a ajuda de uma agulha passe o nylon pela bola até o outro lado, faça um nó de forma que a bola não caia. Você pode preencher o fio de nylon com miçangas menores ou deixar vazio, vai depender de como for usar as bolas na decoração.

o que fazer nas bodas de pérola
Foto: Divulgação



Lembrancinhas para bodas de pérola

As lembrancinhas são uma forma de agradecimento pela presença ou uma forma dos convidados lembrarem este dia especial, por isto não deve ser deixada de fora. Caixinhas decoradas, chaveiros, toalhinhas, pingentes, bem casados, tudo que leve uma pedrinha de pérola.

Lembrancinhas para bodas de pérola

Lembrancinhas para 30 anos de casamento

Lembrança dos 30 anos de casados
(Foto: Adélia Machado / Divulgação)

bem casados das bodas de pérola

Ideias para comprar lembrancinhas de 30 anos de casamento
(Fotos: Divulgação)


Mensagens de bodas de pérola

Veja a seguir algumas ideias de frases e mensagens para os 30 anos de casamento de forma a homenagear o casal aniversariante!

O amor é um sonho muito doce e seu sonho dura há 30 anos. Parabéns pelo seu 30º aniversário!

Parabéns pelas suas bodas de pérola! É tão bom encontrar uma pessoa especial para se passar o resto da sua vida.

O casamento não é a entrada para um porto seguro, é a saída para o mar aberto. Tudo de melhor para vocês nos seus 30 anos de casamento.

Não há nenhum sentimento mais confortante e consolador do que saber que você está ao lado daquele(a) que você ama.

Correntes não seguram um casamento. São os seus anéis fortes, contruídos através de 30 anos que fazem com que vocês fiquem juntos ao longo do tempo.


Presentes para bodas de pérola

Algumas ideias para você presentear o casal:

  • Jóia com pérola (bracelete, pingente, brincos)
  • Garrafa de vinho com 2 taças
  • Porta retrato com temática de pérolas
  • Viagem para o casal


Milena Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário